Tarwa N-Tiniri

Marrocos

Speaker 1

No coração de Marrocos, em 2012, vários amigos de infância iniciaram o seu percurso musical, quando se uniram para formar Tarwa N-Tiniri. A banda emergiu, como uma força musical que simboliza a alma do povo amazigh e as vastas paisagens do deserto, e a sua música traduz-se num enredo vibrante de cultura, tradição e expressão genuína.

Composta por cinco músicos autodidatas, oriundos da encantadora cidade de Uarzazate, no sudeste de Marrocos, a banda é reflexo tanto da amizade duradoura como da paixão musical, valores compartilhados pelos seus membros. Amigos de longa data, todos nómadas “amazigh” (berberes), em cada concerto, embarcam numa viagem para celebrar as suas raízes e partilhar a riqueza do seu património com o mundo.

O nome “Tarwa”, de significado profundo, traduz-se para “geração” na língua amazigh; “N-Tiniri” é uma referência ao deserto, uma vasta e impressionante extensão que moldou vidas e histórias de inúmeras gerações. Este nome encapsula a missão da banda que, nas suas próprias palavras, significa: “Somos uma geração que tem a responsabilidade de perpetuar a cultura e a dignidade dos povos do deserto”.

O que distingue Tarwa N-Tiniri é a sua capacidade de fundir diversas influências musicais num som único e cativante, ao misturar melodias tradicionais amazigh e norte-africanas, com ritmos de blues, jazz, reggae, rock e gnaoua. Nas suas canções são abordadas questões sociais e culturais, oferecendo um vislumbre do quotidiano e dos desafios enfrentados pelas comunidades nómadas nas regiões desérticas, e os temas líricos mergulham também nos domínios do amor, amizade e do desejo universal de paz.

Tarwa N-Tiniri tornou-se um fenómeno global e, com as suas performances, têm cativado audiências por todo o mundo, atraindo-as para os sons hipnotizantes da cultura amazigh e as encantadoras narrativas do deserto.